quarta-feira, 12 de junho de 2013

A JOVEM QUE DESEJA SER OBESA

                     
           Ao contrário da maioria das jovens, que buscam diariamente emagrecer, a inglesa Tammy Jung faz o oposto e adapta seu consumo caloria para a ingestão de 5mil calorias diárias.Com apenas 23 anos, a jovem Jung deseja ganhar bastante peso, para torna-se modelo plus size e fazer trabalhos na internet.A futura modelo conta com a ajuda do namorado que a incentiva a  comer baldes de frango frito e usar funil para ingerir milk shake.
            Mesmo sabendo que com essa dieta, a jovem corre riscos de saúde e prejudica seu corpo ela celebra seu ganho de peso e seus quilos a mais sem se preocupar. Tammy diz que além do que está ganhando ela ama comer. “Estou ganhando fazendo o que eu mais amo e eu quero fazer ainda mais.”,afirma. Com esse ganho acelerado de peso, e o grande consumo de gordura, varias complicações em seu corpo surgirão,podendo por exemplo atingir o fígado ocasionando uma futura esteatose.
             Criar tecido adiposo em excesso de forma saudável é muito difícil. Tammy opta por uma dieta nada  balanceada e rica em gorduras e carboidratos de forma exagerada acarretando em maior probabilidade de ocorrência de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade mórbida, colesterol alto e, inclusive a esteatose hepática. A ingestão de frituras, açúcar, doces, massas de forma excessiva e com um objetivo de aumentar o peso leva à maior concentração de gordura no fígado, podendo gerar a esteatose e possivelmente progredir para uma esteatohepatite e até mesmo a cirrose. Recomenda-se ir em busca de profissionais na área da saúde pra ter um acompanhamento e que possa oferecer dietas mais balanceadas e que possam diminuir o risco de surgimento de doenças em decorrência do excesso de gordura.
          No caso da jovem Tammy, ela está sobrecarregando seu corpo gerando além do ganho de peso, as co-morbidades decorrentes, por exemplo, alterações no metabolismo dos carboidratos, diabetes melito tipo II, hipertensão e dislipidemia, representam importante questão referente a riscos cardiovasculares e a esteatose-hepática não alcoólica. A resistência á insulina, um fator determinante, pois a insulina é o hormônio que metaboliza a glicose, isto é, que queima o açúcar e promove sua deposição no corpo sob a forma de gordura ou de músculo. Pessoas com excesso de peso tendem a apresentar resistência à insulina. Consequentemente, os níveis de insulina sobem no sangue, e assim, suas taxas hormonais estarão desreguladas. Com isso ela pode vir a sofrer de uma doença chamada compulsão alimentar e acúmulo de células adiposas no fígado.
           Para controlar a fome o exercício físico é fundamental. A capacidade da insulina em promover captação, oxidação e armazenamento de glicose nos músculos e tecido adiposo, assim como sua capacidade de suprimir as concentrações plasmáticas de ácidos graxos livres está diminuída na obesidade central. Assim, a regulação anormal da liberação de ácidos graxos pelo tecido adiposo pode potencialmente explicar muito da resistência à insulina, no que diz respeito ao metabolismo da glicose. Esse é um fator de risco que acomete especialmente o indivíduo acima do peso ou os obesos, e é um dos sintomas de um paciente de esteatose-hepática não alcoólica.
           Baseando na dieta junk food(tipicamente rica em caloria e de baixo valor nutricional) procurando comer mais gorduras e açúcar para obter o ganho de massa gorda, Tammy esta prejudicando seu organismo, e pelo fato dela esta tentando ganhar massa gorda(gordura) , dificilmente ela faria isso de uma força saudável, pois geralmente o objetivo de uma dieta equilibrada e saudável é o ganho de massa magra(músculo) e a perda de massa gorda.

                                                                                           
                                                                                                             Post Coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário